Psicologia do Trader

THIAGO LUIS RIBEIRO

THIAGO LUIS RIBEIRO Publicado 24/09/2020 

Caro André Machado

Ouço muito quando você fala sobre comprar quando o mercado está subindo e vender quando está caindo. Acho que foi o que fiz quando comecei, até intuitivamente, e o mercado andava contra sempre que abria uma posição. Talvez por não dimensionar o stop adequado e/ou operar com lote acima do meu financeiro, na maioria das vezes saí no loss. Por achar, também intuitivamente, que se eu virasse a mão, a operação sairia vencedora. Não deu certo também. 

Na minha ignorância, eu era cassador de topos e fundos como você mesmo fala kkk. Hoje sei que quando comecei, eu realmente comprava quando estava subindo e vendia quando estava caindo, só que na hora errada, sem timing nenhum. 

O ponto onde quero chegar é realmente a psicologia do trader e o gerenciamento das emoções. Criei uma crença e um registro de memória que, se eu fizesse ao contrário do que o mercado estava fazendo, teria uma operação vencedora. Creio que seja por gatilhos mentais como este que, todos os dias, vemos as posições líquidas das corretoras de PF's com a mão trocada no Times and Trades aba evolução no tempo.

O trabalho que você tem feito para a recuperação da confiança dos operadores de mercado é fantástico. Quando começamos a juntar os conceitos de suas publicações como money management, diário do trader, trade system e finanças comportamentais, os traders têm quase todas as ferramentas para mudar a chave. 

O que está intrínseco na sua filosofia como trader e educador mas não era tão evidente para mim, é que cada operador deve melhorar de dentro para fora. Tive uma melhora significativa depois que passei por um processo de coaching, ressignificação de crenças e gerenciamento das emoções. Com certeza saiu mais barato do que alguns stops que tomei. Priorizei autoconhecimento antes de uma performance melhor como operador de mercado e seu conteúdo me fez ver que estou no caminho certo.

Parabéns pelo prefácio no livro do Mark Douglas.

Sou grato à você e à sua equipe pelo trabalho que fazem e pelo impacto positivo que causa na vida das pessoas.