Diário de trades - Simples e prático

Rodrigo Pereira Becker

Rodrigo Pereira Becker Publicado 15/10/2019 

Entrei na sala há alguns meses e tirando a euforia dos ganhos inicias, nos 2 meses subsequentes tomei prejuízo. A partir daí fui tratar toda a parte psicológica, lendo Rápido e Devagar, e Trading in the Zone (Mark Douglas), vídeos e afins.

Uma das atividades que desenvolvi, que me ajudaram muito, mas criar eu mesmo meu diário e outros checklists para acompanhar o mercado. Sei que já existam vários exemplos no fórum, mas resolvi compartilhar.

O arquivo contém 3 abas:

"Guia de oportunidades" - o qual durante o pregão vou anotando algumas potenciais entradas que poderia ter feito, mas hesitei em sua realização. Serve para o trader desenvolver o seu senso crítico, análise e confiança no seu tradesystem.

"Guia Check - Dia" - útil em dois momentos, mas cuja função é retirar o viés de alta ou baixa que o trader possa trazer no início do pregão. É uma forma simples para o trader se preparar antes e após o pregão, analisar a posição das médias, o fechamento dos mercados asiáticos e itens relevantes. Normalmente somos dependentes do call diário do Ogro, mas é importante no nosso processo de formação.

"Guia Checklist" - Checklist para preencher antes de entrar em alguma operação, de forma que só entremos em operações técnicas, calculadas e verificadas, para que possamos saber o tamanho do nosso stop e conseguirmos acompanhar o desenvolvimento da operação.

Deste que comecei a utilizar todos estes itens, protegi muito o meu emocional, diminui muito a quantidade de operações realizadas e principalmente, me conteve muito no "alface". pois para entrar em alguma operação, tenho que ter todos os fatores preenchidos e calculados.

Sei que o Ogro tenta fazer este trabalho na sala, mas o que ele almeja é que nós possamos nos desenvolver como traders, termos a nossa própria linha de pensamento e este trabalho tem me ajudado muito. Bom sucesso a todos!

Arquivo: Checklist - Operações - Oportunidades.xlsx