DEFININDO META PARA DAYTRADE

Guilherme Tirado Leite

Guilherme Tirado Leite Publicado 27/08/2019 

DEFININDO META PARA DAYTRADE

Pessoal, eu tinha dificuldade de definir uma meta para mim, o que atrapalha o “emocional” das operações, pois durante o trade com gain, queremos aumentar (“é hoje”) e quando tá no loss, queremos reverter (“hoje não”), o que sempre (ou quase sempre) não acaba bem.

Tive um “insight” final de semana passada fazendo uma planilha de controle para mim e defini o seguinte para meu operacional/metas:

1) Reserva de emergência e previdência privada: são valores para minhas contas mensais futuras e aposentadoria; tenho uma meta na previdência e para reserva de emergência, o equivalente a 24 meses futuros de contas. A reserva, e previdência são valores que considero “inexistentes” – é reserva e reserva não se mexe, não se faz trade e não se remunera, é risco mínimo e o que me dá segurança para operar;

2) Capital de “trade” (contas de corretoras) igual a 100% em renda variável/caixa. Desse capital, tenho (meu perfil e objetivo) 70% alocado em renda variável (FIIs, ações e fundos de investimento em ações) para longo prazo/buy&hold, 20% para trades de maior risco com ações e opções e 10% é o capital que deixo na corretora em garantia para daytrade de mini índice/dólar.

3) Meta mensal para daytrade: minha meta é fazer ao mês 10% do total alocado em renda variável, utilizando a alavancagem e garantia do daytrade.

Exemplo: tenho R$ 1.000,00 em renda variável, desses valores 90% estão corretoras que não uso para daytrade, R$ 100,00 estão em uma corretora específica em garantia para daytrade e por mês tenho que fazer a meta de R$ 100,00, correspondente a 10% do total em renda variável, consequentemente 100% do valor em garantia na corretora.

Essa foi uma forma que encontrei de adequar meu risco ao que eu suporto e com isso (e principalmente usando uma corretora só para daytrade) é o que me faz ter mais segurança para operar.

Espero que seja útil!

Abraços e bons trades!